terça-feira, 20 de agosto de 2013

A relíquia do beato e a ira de Deus

UMA RELÍQUIA DE JOÃO PAULO II SERÁ LEVADA A LOURDES
“Cidade do Vaticano, 19 de Outubro de 2012 (Vatican Information Service - VIS) – Uma relíquia do Beato João Paulo II será transportada ao santuário francês de Lourdes durante uma peregrinação organizada pela UNITALSI (União Nacional Italiana para Transporte dos Doentes a Lourdes e Santuários Internacionais). A peregrinação deve acontecer de 21 a 27 de outubro. O Arcebispo Zygmunt Zimowski, presidente do Conselho Pontifício para a Pastoral no Campo da Saúde, deu permissão à UNITALSI para levar o relicário contendo sangue de João Paulo II, para que possa ser visto e venerado por peregrinos de todo o mundo. Falando à Rádio Vaticano, Salvatore Pagliuccia, presidente da UNITALSI, destacou que estamos atualmente no Ano da Fé, e o Sínodo dos Bispos está reunido para examinar a questão da nova evangelização, “um tema muito próximo do coração de João Paulo II”. A influência desse Papa “ainda é sentida na Igreja e entre os fiéis”, disse. Portanto, “a presença do relicário do beato na peregrinação é um sinal muito significativo, porque representa a presença de suas idéias e sentimentos, acima de tudo a presença do amor que, como homem e pastor, ele deu ao povo, aos fiéis, e em particular aos doentes e aos deficientes.””

CENTENAS DE PESSOAS SÃO EVACUADAS DURANTE ENCHENTES EM LOURDES
“Lourdes, França, 20 de Outubro de 2012 (Agence France-Presse - AFP) — Enchentes causadas por chuva ininterrupta no sudoeste da França causaram o fechamento da maior parte do santuário católico de Lourdes ontem e a evacuação de centenas de peregrinos, disseram as autoridades locais. Ônibus transportavam hóspedes de hotéis na cidade baixa para um centro de convenções e um complexo esportivo depois que autoridades disseram que os locais ficariam fechados por muitos dias.
Dois acampamentos também foram evacuados e muitas estradas fechadas ao redor de Lourdes, onde os católicos acreditam que a Virgem Maria apareceu à jovem camponesa Bernadette Soubirous em uma gruta em 1858, enquanto o rio Gave de Pau transbordava de suas margens. A água estava a um metro de altura em frente à gruta e 80 centímetros na Avenida du Paradis, onde a maioria dos hotéis para peregrinos se localiza, no que as autoridades disseram ter sido a pior enchente em 25 anos.
Somente a maciça basílica, construída em terreno elevado, ainda era acessível. “O local em frente à gruta está completamente coberto de água, o altar está submerso”, disse Thierry Castillo, o zelador dos santuários. “Há correntezas de lama”, disse, predizendo danos maiores que seriam caros de reparar. Castillo destacou a usina hidrelétrica que fornece energia aos santuários, que ficou gravemente danificada por troncos flutuantes de árvores.
O Gave de Pau estava dez metros acima de seu nível normal no sábado pela manhã e ainda subindo, quando meteorologistas previram que a chuva que tinha caído sem interrupção desde quinta-feira continuaria até domingo. Um pesado aguaceiro é previsto para a tarde e a noite de domingo. Na mesma região 3.500 lares ainda estavam sem eletricidade depois que ventos fortes na quinta e sexta-feira derrubaram os fios de eletricidade. “Não vi nada parecido em 40 anos”, disse o proprietário de hotel Pierre Barrere enquanto observava os peregrinos sendo evacuados.
Catherine Brun de Grenoble, no sudeste da França, foi avisada para partir às 8:30 da manhã. Ela disse que mal teve tempo de tirar o carro da garagem quando as águas começaram a subir. Salva-vidas evacuaram sua mãe, de saúde frágil, em um barco algumas horas mais tarde. As duas mulheres foram levadas para outro hotel. Lourdes atraiu mais de seis milhões de visitantes ano passado. A Igreja Católica reconhece 68 milagres ligados ao local e muitas pessoas deficientes ou doentes vão lá para rezar por uma cura.”